terça-feira, 28 de abril de 2015

O PASTOR E O MENDIGO



Tenho uma lembrança da minha infância  tão forte em minha mente
Que acabou se tornando um sonho recorrente.
Eu preciso por pra fora, expressá-lo de uma vez...
Então permita-me contar, acontece assim:

Um homem muito nobre, alinhado, elegante, postado sobre o púlpito, 
Palestra  para uma igreja reverente, igualmente elegante, tradicional.
Num dado momento, ele para o sermão, olha fixo para alguém que está na porta;
Alguém que eu não consigo ver quem é

Como antes, as pessoas estão uniformemente reverentes, não há murmúrios.
Finalmente ele quebra o silêncio dizendo:"Claro que sim, a casa de Deus é a casa do todos"

Somente quando tal pessoa está próxima do altar eu consigo ver
Cabelos desgrenhados, roupas esfarrapadas, barba enorme,
Carregando um saco nas costas, sujo e mulambento.
Ele deposita o saco no chão, ajoelha-se, e com as mãos entrelaçadas, começa a orar.

O homem, acima dele, repousa o microfone sobre o púlpito,
também com as mãos entrelaçadas, curva a cabeça
e fica em espírito de oração durante todo o tempo em que o mendigo está ali.
A igreja acompanha em quietude o seu líder.

Logo após, ele recolhe sua sacola, vai embora, e o Reverendo continua a pregação.

Confesso que não lembro o tema do sermão, nem do teor do que fora dito naquela manhã
Na verdade, não lembro de nenhuma palavra além destas: “A casa de Deus é a casa de todos”

Mas lembro como o santo tratou o leigo
De como o correto tratou o desalinhado
A bondade com que o refinado lidou com o caótico
Da leveza com que o belo olhou o desajeitado
Lembro do convite feito do alto, como se não fora...

Atitudes de um homem que ficaram marcados em minha memória
De um tempo em que havia ética naqueles que se diziam sacerdotes
Quando havia temor no coração dos que subiam nos altares
Quando as pessoas que iam ao templo sabiam o que significava a expressão:
guardar os pés ao entrar na casa do Senhor"

Daí fico me perguntando, e se fosse hoje?


Que a Graça seja conosco
Maciel 28/04/2015







     












Nenhum comentário:

Postar um comentário